Análise Existencial do Personagem “Ishaan Awasthi” do filme: Como Estrelas na Terra.
1491 palavras
6 páginas
Nome: Ishaan Awasthi Idade: 09 anos
Nacionalidade: Indiano
Aluno de uma escola
tradicional
Já repetiu o ano duas vezes
Não consegue ler e nem escrever corretamente;
Possui raciocínio lento;
Distraí com facilidade;
Não consegue acompanhar rotina;
Esta sempre dependente de outra pessoa;
Apresenta dificuldade de relacionar;
Segundo concepção dos professores, diretores e pais, o garoto é indisciplina;
Ishaan está sob a facticidade de uma sociedade
Indiana onde há preocupação excessiva em tornar suas crianças produtivas, competentes para o mercado de trabalho e apto à concorrência.
Neste sentido, podemos perceber o “trabalho”, como principal fonte de significados. Um núcleo definidor do sentido da existência humana. Nesta perspectiva, muitas vezes a escolha fundamental do homem é pelo trabalho e não por sua própria pessoa.
Na maioria das escolas Indianas, as crianças são privadas da liberdade, os alunos devem apenas escutar, obedecer e seguir rígidas regras de organização e disciplina.
Percebemos que para nosso cliente estas coisas não fazem sentido, “Seus olhos berram por socorro” , seus questionamentos são tantos que o nervosismo toma conta de seu corpo. Ishaam passa a se comportar mal na tentativa de fugir das situações e manter de alguma forma sua autenticidade. O filme retrata a história de um garoto com
dislexia. Ishaan é uma criança que vive cercada de pessoas incapazes de compreender sua diferença. A falta de trato de sua família, a incompreensão dos professores rigorosos do colégio, e a falta de cuidado das crianças que o rodeiam produzem crescentes barreiras nas relações de Ishaam com o mundo.
Certa vez seus pais foram chamados para uma reunião
na escola onde seus professores fizeram absurdos comentários sobre ele e sérias reclamações. Assim seu pai decide mandá-lo para um internato. Ishaan ficou muito triste com a decisão do pai e elabora o castigo
como