Análise de obras
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE ARTES VISUAIS
ANÁLISE DE OBRAS
São Luís
2014
ANÁLISE DE OBRAS
Trabalho apresentado à disciplina evolução das artes visuais, ministrada pelo Professor Lobato, para a obtenção da primeira nota.
São Luís
2014
A Jangada da Medusa, de Theodore Gericault
Este quadro é uma das obras fundamentais do século XIX. O tema retrata um acontecimento recente da época, o salvamento dos sobreviventes ao naufrágio da fragata “La Méduse”, que se teria afundado perto da costa do Senegal, em 1816.
“La Méduse” (1819) é um exemplo perfeito do Romantismo – pela inspiração sobre um episódio de terror da história contemporânea – e escorreita na fluidez do dramatismo, embora recorra à tradição Neoclássica da estrutura piramidal.
As elevadas dimensões da obra (491 cm × 716 cm), lembram as pinutras históricas tradicionais embora, aqui os heróis sejam substituidos pelos deserdadados da vida, deixados à sua sorte, perdidos no mar, sem saber se viriam a ser salvos.
Análise do quadro "A Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix
Mais do que um quadro, é um panfleto político que exalta o idealismo democrático da revolução. É o verdadeiro manifesto de propaganda, cujo valor enquanto pintura reside na habilidade do artista no manejo com as cores. Nesta obra podemos observar inspiração patriótica (Revolução Francesa) e literária (com a obra Os Miseráveis, de Victor Hugo). A Liberdade, única mulher do quadro, usa uma saia bege atada à cintura por duas voltas, um cinto vermelho folgado e uma camisa branca rasgada. Na sua mão esquerda traz um fuzil de infantaria com baioneta no cano. Na mão direita carrega a bandeira nascida com a Revolução Francesa (1789) que une as duas cores de Paris, o azul e o vermelho, e o branco da antiga monarquia, que foi convertendo-se no mundo.
As pinceladas são