Analisando Políticas Públicas
Com origem no próprio sistema político, apresentam-se os withinputs que também são demandas assim como os inputs. Tendo em vista, que as demandas podem ser provenientes da necessidade de controle da corrupção, bens e serviços ou até mesmo para a participação do sistema político. A diferença está no fato dos inputs participarem de necessidades da sociedade e os withinputs serem concernentes ao poder público.
As demandas que surgem na sociedade como um todo podem ser classificadas como: novas, recorrentes ou reprimidas. As novas estão relacionadas a problemas novos, ou seja, dificuldades em determinadas questões, que em sua maioria já existiam, porém não havia organização da sociedade para gerar uma “pressão” no poder público a fim de obter-se uma solução. Demandas recorrentes estão relacionadas a problemas que sempre voltam a aparecer, visto que não são solucionadas por completo. Já as demandas reprimidas estão ligadas a questões que serão discutidas posteriormente, isto é, não há uma solução imediata.
Um dos maiores meios de se haver uma crise governamental é o fato de ocorrer uma sobrecarga de demandas, ou seja, os problemas explicitados para serem solucionados pelo poder público não são resolvidos, podendo gerar até mesmo uma ruptura institucional, já que a política tem como objetivo realiza a resolução pacífica de conflitos, no que diz respeito à sociedade.
As políticas públicas como uma diretriz norteadora precisam criar propostas de ações afirmativas garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de