Analise de mercado - volta as aulas
Mercado Como um todo mostra um cenário de desaceleração. No primeiro quadrimestre do ano, segundo dados, comparado ao ano de 2011, tivemos redução de 10,1% nas vendas. Além disso, em fevereiro deste ano, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o comércio varejista teve uma queda de 0,5% em volume de vendas, primeiro resultado negativo depois de três meses consecutivos de alta.
Fonte: http://www.marketingnovarejo.org/artigos/enquanto-uns-choram-outros-vendem-lencos
O desaquecimento da atividade econômica, uma das justificativas para a aceleração do corte da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em março, já estava contratado em janeiro, quando o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou 0,13% com ajuste sazonal – na primeira queda registrada desde outubro do ano passado. O dado, divulgado pelo BC, levou o IBC-Br – considerado ‘prévia’ do Produto Interno Bruto (PIB) – à taxa acumulada em 12 meses de 2,44%, frente a 2,72% observada em todo o ano de 2011.
Fonte: http://www.valor.com.br/valor-investe/casa-das-caldeiras/2587584/desaquecimento-contratado#ixzz20JYyrJTf
Analise Geral de Mercado Volta às Aulas.
Para as papelarias, segundo Antonio Martins Nogueira presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Escolar e de Papelaria de São Paulo e Região (Simpa-SP), em muitos dos aproximados 27 mil estabelecimentos brasileiros do gênero, as vendas do período de Dezembro e Janeiro chegam a representar até 30% do faturamento anual. Para o consumidor, acrescenta Nogueira, estas compras podem significar economia, porque o lojista, ao repor o estoque de ocasião (geralmente adquirido a partir de setembro do ano anterior), terá que absorver a inflação do período. Entre os desafios de 2012 para o setor, o executivo destaca a busca de isenção de tributos para o "kit escolar". A expectativa do Simpa–SP é que pelo menos o governo paulista conceda o