Determinação do peso especifico e da umidade natural
DETERMINAÇÃO DO PESO ESPECÍFICO E DA UMIDADE NATURAIS
Aluno:
Danilo Carlos - 15254
Professor:
Claudio
Turma:
MC2L6K / T6I
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 2
2. CONCEITUAÇÃO TEÓRICA 3
3. DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE ENSAIO 6
4. RESULTADOS EXPERIMENTAIS 8
5. CÁLCULOS E RESULTADOS 9
6. COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES 11
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11
OBJETIVO
O objetivo da presente experiência é encontrar, através do método da balança hidrostática, o peso específico natural de um solo. Para tanto, revestiu-se uma pequena esfera composta pelo material em estudo com parafina, para que a mesma pudesse ser imersa em água e a massa de água deslocada por ela pudesse ser medida através de pesagem hidrostática.
Além disso, visamos encontrar o teor de umidade do mesmo solo por meio de secagem em estufa. Para tanto, secou-se o material em estufa até constância de massa.
De posse do peso específico natural e do teor de umidade, objetiva-se calcular os índices físicos deste mesmo solo para submetê-los a uma análise. Utilizou-se para isso os valores médios encontrados nos cinco grupos que realizaram o experimento.
O método de ensaio utilizado assim como os resultados experimentais e obtidos serão apresentados nos próximos itens do presente relatório.
CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
➢ Peso Específico Natural:
É a relação entre o peso total do solo e seu volume total. É expresso pelo símbolo γn. A expressão peso específico natural é, algumas vezes, substituída só por peso específico do solo. Tratando-se de compactação do solo, o peso específico natural é denominado peso específico úmido.
Para sua determinação, molda-se um cilindro do solo cujas dimensões conhecidas permitem calcular o volume. O peso total dividido pelo volume é o peso específico natural.
O peso