Analise de investimento
Introdução
O termo “investimento” é muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas, podendo ser encontrado, finalmente, em manchetes e jornais, sites na internet, declarações de políticos e autoridades sobre o assunto, às vezes, podendo ser bastante confuso para a compreensão de quem se baseia apenas na leitura dos jornais ou na divulgação midiáticas já que muitas coisas, aparentemente diversas, são tratadas como investimentos.
Tipos de investimentos:
Investimentos Públicos: São recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Ex: Escolas, Hospitais, Redes de Saneamentos básicos, pavimentação de ruas dentre outros.
Investimento Privado: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Ex: Fábricas particulares, Lojas de varejo, Shopping Center, empresas de prestação de serviço particulares, dentre outros.
Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados em partes pelo governo ou entidades públicas e, em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem- estar para a sociedade quanto retorno monetário. Ex: Petrobras e banco do Brasil
O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos, portanto é necessário fazer uma análise para escolher as melhores opções. Devem-se levar em conta as disponibilidades de recursos à rentabilidade por visão de investimentos, etc.
Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. A economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. Os