analise de investimento
1) Diferencie precisão de acurácia cite um exemplo aplicado à topografia.
Precisão: está ligada a repetibilidade de medidas sucessivas feitas em condições semelhantes, estando vinculada somente a efeitos aleatórios. acurácia expressa o grau de aderência das observações em relação ao seu valor verdadeiro, estando vinculada a efeitos aleatórios e sistemáticos.
2) Indique as causas que podem provocar os erros para: condições ambientais, instrumentais e pessoais.
Ambientais: causados pelas variações das condições ambientais, como vento, temperatura, etc. variação do comprimento de uma trena com a variação da temperatura.
Instrumentais: causados por problemas como a imperfeição na construção de equipamento ou ajuste do mesmo. A maior parte dos erros instrumentais pode ser reduzida adotando técnicas de verificação/retificação, calibração e classificação, além de técnicas particulares de observação.
Pessoais: causados por falhas humanas, como falta de atenção ao executar uma medição, cansaço, etc.
3) Defina erros grosseiros, sistemáticos e aleatórios citando exemplos.
Grosseiros:Causados por engano na medição, leitura errada nos instrumentos, identificação de alvo, etc., normalmente relacionados com a desatenção do observador ou uma falha no equipamento.
•Anotar 196 ao invés de 169;
• Engano na contagem de lances durante a medição de uma distância com trena.
Sistemáticos:São aqueles erros cuja magnitude e sinal algébrico podem ser determinados, seguindo leis matemáticas ou físicas.
• Efeito da temperatura e pressão na medição de distâncias com medidor eletrônico de distância;
• Correção do efeito de dilatação de uma trena em função da temperatura
Aleatórios:São aqueles que permanecem após os erros anteriores terem sido eliminados.
São erros que não seguem nenhum tipo de lei e ora ocorrem num sentido ora noutro, tendendo a se neutralizar quando o número de observações é grande.
• Inclinação da baliza