Analise de imoveis
1 – O que é avaliação de um imóvel?
R: A avaliação de imóveis consiste na definição técnica do valor de mercado dos bens ou de direitos sobre eles. Esta definição é feita dentro de procedimentos técnicos para a realização das análises de valor.
2 – Quem está habilitado a fazer avaliação de um imóvel?
R: A avaliação de imóveis é uma atribuição de profissionais devidamente registrados no CREA, engenheiros, arquitetos e agrônomos, (Lei 5.194/66).
3 – Quais os itens mais importantes na vistoria de um imóvel a ser avaliado?
R: Visitar o imóvel, descrever a caracterização do terreno, construções, benfeitorias e região, terreno (Localização, aspectos físico, infra-estrutura, utilização atual e vocação, restrições e outras situações relevantes), Construções (Padrão construtivo, estado de conservação, número de cômodos ou partes, qualidade de construção, idade do imóvel e seu estado de conservação), Região (Aspectos sócio-econômicos,, físico e infra-estrutura urbana).
A vistoria deve ser complementada com a investigação da vizinhança e da adequação do bem ao segmento de mercado com identificação de circunstância atípica, desvalorizantes ou valorizantes.
Verificar todos os dados essenciais à formação do preço de imóveis daquele local. Se rural, a vocação agrária da região e a distância aos grandes centros consumidores.
Procurar informações no local sobre o movimento de compra e venda, ou de aluguéis de imóveis, para saber quais as bases praticadas, reais ou presumidas, que as pessoas ali residentes.
4 – Qual a diferença de preço e valor de mercado?
R: Valor, é a expressão monetária de um bem negociável num dado momento sem influenciar fatores externos.
Preço, é o que foi pago no bem naquele instante variando uma faixa de acordo com os agentes de negociação e sujeito a flutuação.
5 – Em que caso deve ser usado:
A – Método Comparativo
R: Recomenda-se sempre que este método preferencial a ser utilizado nas