Analise de estoque
ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE DE ESTOQUES
BETIM - 2012
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE BETIM - UNIPAC
ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE DE ESTOQUES
Trabalho apresentado no curso de Graduação em Administração da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Betim– UNIPAC, como requisito da disciplina Administração de Recursos de Materiais e Patrimoniais.
Professor: Antônio Albino de Abreu Mendes
BETIM - 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1.0. INVENTÁRIO FÍSICO
2.0. ACURÁCIA DOS CONTROLES
3.0. GIRO DE ESTOQUES
4.0. ANÁLISE ABC
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo abordar as ferramentas mais utilizadas do processo de análise de estoque. Essas ferramentas são auxiliadoras deste processo de análise de estoque. São elas: O inventário físico, que é um procedimento de conferência de estoque físico e contábil nas empresas; Acurácia dos controles, que é a medição do acerto nos controles dos estoques físicos; Giro de estoque, que calcula a velocidade com que o estoque gira; Curva ABC, que classifica os itens do estoque de acordo com sua receita de venda.
No desenvolvimento do trabalho serão apresentadas estas ferramentas, explanando seus conceitos e utilidades, de forma clara e objetiva.
1.0.INVENTÁRIO FÍSICO
Toda empresa que tem uma estrutura de Administração de Materiais, tem dentro das suas funções a precisão nos registros de estoques, portanto toda a movimentação do estoque deve ser registrada de forma adequada.
Periodicamente, as empresas devem realizar uma contagem física de itens em estoque. Para verificar possíveis diferenças entre o estoque físico e o estoque contábil,