Analise De Custos
Custos são os gastos essenciais à produção, pois os fatores produtivos são utilizados com o objetivo de adquirir novos produtos ou serviços.
Uma forma de identificar os gastos que podem ser classificados como custos na indústria é que esses geralmente ocorrem durante todo o processo produtivo, ou seja, os insumos de produção consumidos desde a fase inicial de fabricação até a etapa em que o produto está completamente pronto, disponível para despacho aos clientes da organização industrial.
O Custeio por Absorção consiste na apropriação de todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis, diretos ou indiretos) à produção do período. Os gastos que não são efetuados para a produção (despesas) são excluídos.
A distinção principal no Custeio por Absorção é entre custos e despesas.
A separação é importante porque as despesas são contabilizadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto somente os custos relativos aos produtos vendidos terão idêntico tratamento. Os custos relativos aos produtos em elaboração e os produtos acabados que não tenham sido vendidos estarão ativados nos estoques destes produtos.
O custeio por absorção é o único aceito pelo Imposto de Renda do Brasil e pela Auditoria Externa, por atender os seguintes princípios contábeis:
Princípio da Realização da Receita: ocorre a realização da receita quando da transferência do bem ou serviço vendido para terceiros.
Princípio da Confrontação: as despesas devem ser reconhecidas à medida que são realizadas as receitas que ajudam a gerar direta ou indiretamente.
Princípio da Competência: as despesas e receitas devem ser reconhecidas nos períodos de sua competência, ou seja, no período em que ocorrer seu fato gerador.
Custos Fixos x Custos Variáveis
Quanto à variabilidade, face aos diferentes volumes de produção dos bens e serviços, os custos podem ser fixos ou variáveis.
Os custos fixos independem das quantidades produzidas e permanecem