analise de custos
-- Custos diretos: são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, por que a uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricação. ex: matéria-prima, mão de obra direta, depreciação de equipamento, energia elétrica.
-- Mão de obra direta: trata-se de todos os custos com aos trabalhadores, utilizados diretamente na produção.
--custo: é a parcela do esforço de produção absorvida por um determinado produto ou por uma atividade produtiva.
--custos indiretos: são os custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados aos diferentes produtos, são custos apropriados indiretamente aos produtos.
Ex: depreciação de equipamentos, salários dos chefes de supervisão, aluguel da fabrica, gastos com limpeza da fabrica, energia elétrica que não está associada a produção.
-- custos fixos: são aqueles cujos valores se alteram em função do volume de produção da empresa.
--Custos variáveis: são aqueles cujos valores se alteram em função do volume produção da empresa.
--custos semivariáveis: são custos que variam com o nível de produção que, tem parcela fixa mesmo que nada seja produzido.
--custos semifixos: são custos que são fixos numa determinada faixa de produção, mais que variam se há uma mudança desta faixa.
--Custeio por absorção: consiste na apropriação de todos os custos (sejam eles fixos ou variáveis) a produção do período.
A distinção principal no custeio por absorção é entre os custos e despesas. A separação é importante porque as dispesas são contabilizadas contra o resultado do período, enquanto somente os custos relativos aos produtos vendidos terão idêntico tratamento.
Custeio por absorção- é um processo de apuração de custos cujo objetivo é ratear todos os elementos (fixos e variáveis) em cada fase da produção.
O custeio por absorção é o único aceito pela auditoria externa, por atender aos princípios contábeis da realização da receita, da competência e da confrontação.
--