analise de conto
É um conto do livro “O calor das coisas”, editora Record- Rio de janeiro, 1980 da escritora brasileira Nélida Pinõn, que foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. Em 2000 o conto foi republicado no livro “Os cem melhores contos brasileiros do século”, editora Objetiva –Rio de janeiro –página 451, Seleção Italo Moriconi.
Por volta da década de 80, época em que o livro “O calor das coisas foi publicado”, grande transformações acontecia no país, como: a luta das mulheres pelos seus direitos, a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a aprovação da lei do divorcio; em que as mulheres passam a ocupar um novo papel na sociedade.
O conto intitula-se em inglês, demonstrando a forte influência que o Brasil recebe da cultura americana, tanto na língua como na música, no teatro, e em filmes. E também na visão de liberdade em que a personagem principal do conto almeja alcançar.
I LOVE MY HUSBAND
O conto tem como tema a submissão da mulher em uma sociedade machista e patriarcal. Esse tema é expresso em primeira pessoa, ou seja, autodiegético, em que o narrador é o personagem protagonista.
No primeiro parágrafo do conto, a narradora inicia com a frase do titulo em português “Eu amo meu marido”, e em seguida reforça essa ideia de amor com o tempo “De manhã à noite”. E narra acontecimentos rotineiros da vida do casal, e compara metaforicamente o líquido que ela prepara para o marido que esfria, com a relação sexual deles, que já não é frequente, e intensificado de desejo e paixão.
“Não quero meu esforço confundido com um líquido frio que ele tragará como me traga duas vezes por semana, especialmente no sábado.”
No segundo parágrafo, a narradora/protagonista utiliza como figura de linguagem o nó da gravata do marido que ela arruma, com a visão machista em que ele acredita ser o único solucionador dos problemas. Em seguida mostra o comportamento omisso da personagem diante dessa visão, e sua