Analise De Circuito
Trabalho de Indutância e Circuitos Indutivos, Reatância Indutiva, Associação de Indutores, Capacitores.
Prof. Thiago de Azevedo
Otto Lins Caldas
Indutância
Indutância está ligado com a capacidade de um elemento de armazenar energia através de um campo magnético, e também de recuperar essa energia. A indutância é representada pelo símbolo L, e sua unidade de medida é o Henry (H).
Circuitos Indutivos
Se numa tensão CA, v for aplicada a um circuito que tenha “somente” indutância, a corrente CA resultante que passa pela indutância, iL, estará atrasada em relação à tensão da indutância, vL, de 90°. As tensões v e vL são iguais porque a tensão total aplicada sofre uma queda somente através da indutância. Tanto iL quanto vL são senóides da mesma freqüência. Os valores instantâneos são representados por letras minúsculas como i e v; as letras maiúsculas como I e V indicam valores em rms CC ou CA.
Reatância Indutiva È a oposição à corrente CA devida à indutância de um circuito elétrico, circuito eletrônico ou bobina. É medida em ohms (Ω), designada pelo símbolo è igual à indutância em henrys multiplicada por 2 π vezes a freqüência em Hertz.
Associação de Indutores
Indutores ligados em série ou em paralelo também podem ser substituídos por um indutor equivalente do ponto de vista da tensão e da corrente nos terminais da associação. Associação de Capacitores
Capacitores são elementos capazes de armazenar energia sob a forma de campo elétrico.
Capacitores ligados em série ou paralelo podem ser substituídos por um capacitor equivalente tal que a relação entre v e i nos terminais da associação seja igual a relação entre v e i no equivalente.