A regi o mesopot mica banhada pelos rios Tigre e o Eufrates
355 palavras
2 páginas
A região mesopotâmica é banhada pelos rios Tigre e o Eufrates, estendendo-se desde o deserto da Síria até as margens do golfo Pérsico. Essa região havia vários povos, que se misturaram e dominaram uns aos outros, formando a civilização mesopotâmica. Alguns desses povos eram os sumérios, caldeus, assírios e entre outros. A civilização era dividida em castas: os sacerdotes, aristocratas, militares e os comerciantes. A maioria da população era formada por escravos e camponeses.A religião, eles adoravam vários deuses e cada cidade tinha um Deus próprio, a divindade feminina mais importante era a Ihastar, deusa da natureza. A organização política das cidades-estados pertenciam a um Deus, representado por um rei, mas o soberano da Mesopotâmia foi Hamurabi, um rei babilônico que conseguiu conquistar toda a Mesopotâmia e sua legislação era baseada na lei de Talião . As principais atividades econômicas eram a agricultura e o comercio, alem de fabricarem armas , jóias e cerâmicas. Os Mesopotâmicos navegavam em caravanas levando e trazendo produtos de países vizinhos. A invenção da escrita é atribuída aos sumérios, eles escreviam em argilas moles com o auxilio de pequenas pontas de metal. Com cilindros de barro, os mesopotâmicos faziam seus contratos, enquanto no Egito se usava o papiro.
Nas construções os mesopotâmicas usavam tijolos cozidos e ladrilhos esmaltados. Preferiam construir palácios. As casas dos escravos e homens de condições mais humildes eram às vezes, simples cubos de tijolos crus, revestidos de barro. O telhado era grande e feito com troncos de palmeira e argila comprimida. As casas simples não tinham janelas e a noite eram iluminadas por lampiões.
Nós herdamos vários elementos dos mesopotâmicos, que são usados ate hoje como: os anos de 12 meses e a semana de 07 dias, a divisão do dia em 24 horas, a crença nos horóscopos e os dozes signos do zodíaco, o habito de fazer o plantio de acordo com as fases da lua, o círculo de 360 graus e o processo aritmético