Analise de canteiro
DESVANTAGENS
Só há um portão de entrada e saída, tanto para funcionários quanto para materiais a serem utilizados na obra e o entulho está disposto logo na entrada do canteiro, evitando a passagem por este acesso.
O cimento e o cal estão localizado ao lado da escada proporcionando risco de queda de material com risco de acidente e também os materiais estão longe da betoneira, dificultando a produção de material para fornecer a obra.
O corte e dobra de aço da obra estão localizados dentro do edifício e o aço armazenado fora do edifício, dificultando a acessibilidade do material para ser trabalhado em conjunto e danificando por estar em ação ao tempo.
Apesar do cimento e o cal estarem armazenados em local coberto eles também estão próximo as paredes do edifício com risco de receber umidade.
Tijolos, areia, betoneira e serra que são essenciais para o andamento da obra estão localizados no subsolo da do canteiro, dificultando a acesso dos funcionários para a utilização destes materiais na obra.
Os tijolos estão localizados logo à frente da entrada do subsolo, dificultando o acesso. Existem duas pilhas de tijolos e uma delas ocupando mais que o máximo uma área permitida que é de 0,25 m², sendo coroados com 10 tijolos, chega-se a uma quantidade de 250 tijolos por bloco.
A areia não está em um recipiente que impeça o espalhamento da mesma e junto a parede com o risco de receber umidade e contaminação de outros materiais e também longe do portão de materiais inacessível ao basculamento dos caminhões.
A localização da serra está muito distante do corte e dobra do aço.
A betoneira está próxima estocagem de areia porem o cimento e cal estão armazenados no andar de cima fazendo assim que o fluxo de produção não seja eficaz.
A norma NR 18 exige que as áreas de vivencia, refeitório, vestiário, área de lazer, alojamento e banheiros não sejam localizados em subsolo ou porões de edificações.
O vestiário deve estar localizado ao lado dos