Análise canteiro de obra
Foi escolhido um canteiro de obra de um edifício residencial com um terreno de 5.587,41m². A construção se iniciou em abril de 2010 e está prevista para acabar em março de 2013, no momento a obra se encontra no estágio da estrutura. Existem 130 funcionários, dos quais 30 moram no alojamento.
POSITIVOS
As instalações sanitárias têm pé-direito de no mínimo 2,5 metros, portas adequadas, não têm ligação com locais de refeição, estão situadas em locais de fácil e seguro acesso, têm quantidade suficiente para o número de funcionários. A cada três andares há um banheiro químico no edifício.
O alojamento está em um estado adequado, as paredes são de alvenaria, piso cimentado, tem cobertura que protege das intempéries, tem iluminação natural e artificial, tem pé direito de 3,00 metros para camas duplas, não está situado em subsolos. Existe uma mini-cozinha e mesa para refeição do lado de fora dos quartos, um armário externo para guardar botas, cintos etc, tanque, máquina de lavar e cinco chuveiros.
No refeitório há mesas para refeição com a quantidade que atende todos os trabalhadores e um marmiteiro, ele não está situado em subsolo, tem pé-direito maior que 2,80 o que é exigido na Norma.
A carpintaria está em perfeito estado, tendo piso resistente, nivelado e antiderrapante, com cobertura capaz de proteger contra quedas de matérias e intempéries.
A madeira usada para rampas e passarelas é de boa qualidade.
As escadas são de materiais sólidos e contem corrimão e rodapé, respeitam as dimensões exigidas, largura mínima de 0,80 centímetros, os patamares intermediários com largura e comprimento, no mínimo, iguais à largura da escada.
Os aparelhos de segurança seguem a norma, contendo dimensão, qualidade e capacidade exigida, existem dispositivos de proteção contra queda de materiais. Fica a