Analise de balanços
Análise Vertical e Horizontal
Análise vertical/horizontal: possibilita a descrição e detalhamento da situação econômico-financeira que escapa da abrangência dos índices. A análise vertical tem por propósito essencial a avaliação da estrutura de composição de itens e sua evolução no tempo. Já a análise horizontal tem seu foco direcionado para apontar o crescimento de itens dos relatórios contábeis através dos períodos, objetivando-se caracterizar tendências.
Análise Financeira
Análise através de índices: permite a elaboração de um diagnóstico geral da situação econômico-financeira da empresa. Este tipo de análise visa determinar a capacidade que a empresa analisada tem para honrar seus compromissos de curto e longo prazo.
Análise Estrutural
Análise do capital de giro: evidencia como a administração toma decisões que afetam os investimentos e o financiamento do capital de giro. Isso significa dizer que com a aplicação desta técnica de análise é possível fazer um diagnóstico preciso do relacionamento entre as fontes diferenciadas de recursos através da mensuração do seu grau de endividamento e variações da riqueza própria da entidade analisada.
Análise Econômica
Análise da rentabilidade: objetiva dar uma ampla e profunda visão dos fatos que interferem na rentabilidade e produtividade da entidade contábil examinada. Esta técnica de análise consiste no relacionamento de um determinado conceito de lucro obtido por uma entidade contábil qualquer, com algum valor que expresse a dimensão relativa do mesmo, a fim de determinar quão bem a sua administração se saiu no período considerado.
Comungando com esse raciocínio encontra-se na literatura especializada Iudicibus afirmando o seguinte:
“O fato é que, para determinadas finalidades, certos conceitos são melhores. Se quisermos calcular o retorno para efeito preditivo do que possa ocorrer com a rentabilidade da empresa no futuro, em termos de tendência, será melhor