Analise das demonstrações financeiras
RESPONSÁVEL: Luiz Antonio Fescina Junior
ASSUNTO: Análise das Demonstrações Financeiras
Demonstrações financeiras contêm importantes informações sobre os resultados operacionais e a posição financeira de uma companhia. Tendo em vista que essas demonstrações são amplamente padronizadas, os dados que elas contêm podem ser usados para fazer comparações entre empresas e através do tempo. A relação entre certos dados financeiros pode ser usada para identificar áreas onde a empresa tem sucesso e, mais importante, áreas com espaço para melhorar o desempenho.
Análise de índices
Envolve os métodos de calcular e interpretar índices financeiros para avaliar o desempenho da empresa.
Análise cross-sectional
Comparação de índices financeiros de empresas diferentes no mesmo ponto no tempo; envolve a comparação dos índices das empresas com aquelas de outras empresas no seu setor, ou com as médias setoriais.
Benchmarking
Um tipo de análise cross-sectional na qual, os valores dos índices da empresa são comparados com aqueles de um competidor-chave, ou grupo de competidores, principalmente para identificar áreas com espaço para desenvolver o desempenho.
Análise de séries temporais
A avaliação do desempenho financeiro da empresa ao longo do tempo, usando análise de índices financeiros.
Analisando a Liquidez
Liquidez
A capacidade de uma empresa de atender a suas obrigações a curto prazo na data do vencimento. A liquidez diz respeito à solvência da situação financeira global da empresa – a facilidade com que ela pode pagar suas contas.
Existem 3 medidas básicas de liquidez: (1) Capital circulante líquido; (2) índice de liquidez corrente; e (3) índice de liquidez seca.
Capital Circulante Líquido
Uma medida de liquidez calculada ao se subtrair o passivo circulante do ativo circulante. O Capital Circulante, Líquido apesar de não ser realmente um índice, é uma medida comum da liquidez global de uma empresa.
Capital