Exercícios, calculos e teorias atuariais
1. Qual é a diferença básica entre uma Tábua de Mortalidade e uma Tábua de Comutação e o que se entende por comutações de sobrevivência e de morte?
Tábua de Mortalidade de uma população é um modelo que descreve a incidência da mortalidade ao longo das idades de uma população em um determinado momento ou período no tempo. Tábua de Comutação reúne relações matemáticas que ajudam a simplificar o cálculo de operações atuariais, relacionadas aos seguros de vida, mais relações matemáticas utilizadas na avaliação de prêmios, anuidades contingentes e reservas matemáticas em seguros. Quando se aplica uma determinada taxa de juros sobre os dados de uma tábua de mortalidade tem-se uma Tábua de Comutação. As tábuas de comutação simplificam o cálculo de diversas operações relacionadas a seguros de vida e previdência.
2. Descreva o que se entende por prêmios e como são compostos os prêmios de seguro?
Prêmio é o preço do serviço prestado pelo segurador. Ele é fixado de forma antecipada, para fazer frente aos custos que derivam das obrigações contratuais, da gestão, da captação e manutenção do negócio. Eles podem ser classificados como únicos, ou seja, pagos à vista ou em uma só parcela, ou periódicos, que são pagos de forma parcelada. Forma de pagamento de prêmios periódicos pode ser em caráter vitalício, devido até o momento da morte do segurado ou temporário, devido por um período temporal previamente estabelecido no contrato do seguro. Os prêmios podem ser compostos por Riscos que é a esperança matemática dos sinistros futuros; Puro que é o prêmio do risco mais uma margem ou carregamento técnico para cobrir possíveis flutuações estatísticas de riscos; Comercial que adiciona ao prêmio puro dos demais custos da operação para as despesas administrativas, de carretagem e de colocação do seguro, bem como os lucros esperados; Bruto que é resultante do prêmio comercial acrescido dos impostos incidentes e custos da apólice.
3.