Analise da agua
Introdução
Sabe-se que a água é essencial à sobrevivência e à vida. Portanto o controle de sua qualidade é fundamental para que se garanta a saúde, o equilíbrio ambiental, além de resultados seguros e uniformes em processos produtivos nas mais diversas indústrias, desde a alimentícia até a de medicamentos. É denominada água com qualidade, ou seja, potável, aquela destinada ao consumo cujos aspectos microbiológicos, físicos, químicos atendam o padrão de potabilidade, conforme legislação vigente. A qualidade microbiológica insatisfatória da água nas indústrias de alimentos pode originar alterações microbianas nos alimentos processados, além de possibilitar a presença de patógenos, o que coloca em risco a saúde do consumidor. Para garantir tais aspectos microbiológicos, físicos e químicos, algumas analises são comumente utilizadas para avaliar as características da água. Dentre elas podemos citar a análise de aspectos microbiológicos, onde os testes realizados baseiam-se em teste de contagem padrão de bactérias heterotróficas e número de coliformes totais e fecais.
Objetivo
Identificar a importância da análise da água, bem como os métodos de análise.
Objetivo especifico
Identificar aspectos microbiológicos no processo de análise da água.
Desenvolvimento
Contagem Padrão de Bactérias
É o método de identificação da contaminação por bactérias heterotróficas através da diluição das amostras em diferentes concentrações (10-1, 10-2, 10-3) a partir da solução original. Em seguida retira 0,1 ml do tubo que continha as diferentes diluições, e as amostras são colocadas em placas de petri estéreis, adicionando o meio PCA (Plate Count Agar). Após solidificação do meio incubar a 37°C por 24 horas.
Contagem de coliformes totais e fecais
Bactérias do Grupo Coliforme compreendem E. coli e outros gêneros da família Enterobacteriaceae. Coliformes são detectados pelas provas de bactérias Gram-negativas, que fermentam a