Analise da agua
Angilberto Muniz Ferreira-Sobrinho
Universidade do Estado do Amazonas – UEA/EST asobrinho@uea.edu.br José Sérgio da Rocha Neto
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG zesergio@ dee.ufcg.edu.br
Resumo
Neste trabalho descrevemos a implementação de uma plataforma experimental baseada em FPGA, para estudo e desenvolvimento de algoritmos aplicados a projetos de SDR (Software Defined Radio) e Antenas Inteligentes. Combinada com o ambiente Matlab/SIMULINK, a plataforma se caracteriza como uma ferramenta flexível e de baixo custo, atraente para prototipagem rápida de algoritmos e técnicas adaptivas.
1. Introdução
Sistemas adaptativos aplicados a comunicação sem fio têm sido investigados, tradicionalmente, através de simulações. Como complemento a essa abordagem, faz-se necessário o uso de ferramentas e instrumentos que permitam uma comparação entre os resultados baseados em modelos matemáticos e os resultados coletados do ambiente real de comunicação, para que possamos ter uma compreensão mais realista dos fenômenos envolvidos.
Em geral, os sistemas de Antenas Inteligentes são baseados no processamento sincronizado de múltiplas antenas, onde os sinais são combinados construtivamente [1], com o objetivo de minimizar, por exemplo, as perdas causadas por multipercurso.
Historicamente, a implementação de direcionamento de feixe e eliminação de interferências nos sistemas de Radar [2], deu origem à tecnologia de Antenas Inteligentes. A figura1 ilustra o princípio básico :
[pic]
Figura 1. Processamento Espacial de um Arrranjo Linear de Antenas
[pic] , [pic], [pic], [pic] onde [pic] representa o deslocamento de fase associado à geometria do arranjo e [pic] representa uma variável aleatória com valores entre [pic]e [pic].
A Potência [pic] é máxima quando [pic]
Na seção 2 apresentamos a arquitetura básica da plataforma,