Analise Critica
Sabendo que o homem é detentor do potencial intelectual necessário para a realização do trabalho, quanto maior for sua competência maior será a sua produtividade, fazendo com que a empresa atinja resultados cada vez melhores.
Diante dessa realidade, a gestão de pessoas passou a ser mais valorizada e surge então o modelo de gestão por competência, permitindo o alinhamento entre os objetivos das organizações e as ações dos Recursos Humanos em busca de um maior crescimento e desenvolvimento das organizações.
A gestão por competência é capaz de gerenciar todos os processos da gestão de pessoas, através das competências individuais e organizacionais, a fim de atingir as metas e os objetivos da organização. De acordo com Leme, “[...] é o processo de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais (LEME, 2005, p. 1)”.
As competências são essenciais ao sucesso da empresa, pois oferecem benefícios reais aos consumidores, são difíceis de imitar e dão acesso a diferentes mercados (ROCHA, 2009).
O conceito de competência e a percepção de sua importância conduziram as organizações a um novo patamar. O capital intelectual passou, então, a ter um papel preponderante nos processos de mudança estratégica e a ser visto como essencial para adquirir e manter vantagens competitivas.
Sendo assim, esse modelo de gestão é uma estratégia para as empresas conseguirem um diferencial competitivo no mercado. Visto que a empresa passa ser vista como um portfólio de produtos, serviços e competências.
Mas para que esse modelo de gestão seja aplicado, é necessário que ocorram mudanças significativas no comportamento das