Analise critica do livro " historia Econômica do Brasil" de Caio Prado Jr.
Prado Jr. Por ser Marxista ele mostra o processo da formação da economia sempre pelo ângulo desta nação ter sido explorada desde o seu surgimento. Esta exploração que o Brasil sofreu não foi apenas da parte de Portugal, a antiga metrópole do Brasil, mas também, foi explorado por outras potencias capitalistas que surgira entre os sec. XVIII e XIX.
De inicio foram poucos portugueses que aceitaram de aventurar em terras brasileiras mesmo ganhando as terras para plantar e a partir desta ação, sobreviver, é este motivo o que nos faz entender o motivo da existência do latifúndio em nosso pais ( um tipo de imperialismo.)
Para prado jr, é com a vinda da família portuguesa ao Brasil que se formam as bases para a independência do Brasil, já que os laços com a metrópole eram cortados. É de se concordar que este acontecimento foi de grande e principal importância para o desenvolvimento do processo independência porém, os laços não foram cortados já que, o Brasil continuava preso a satisfação da necessidades para a economia portuguesa.
O Brasil para então a sofrer inflações foi a taxa de importação não se igualava com a taxa de exportação, o Autor diz então, que a única solução para isto seria a implantação do serviço assalariado. Prado Jr foi muito feliz com esta afirmação pois...
Uma entre as principais economias desenvolvidas no Brasil até os anos de 1888 só foi possível através do auxilio de mão de obra escrava. CPJ faz importante e aceitáveis criticas em relação ao processo do fim da escravidão...
Para CPD a proclamação da Republica ocorreu a partir de um golpe militar onde, o desejo