Adiministracao
1.º ano do curso de ADM - B
Prof. Maurílio Rompatto
Responda
1 - Quais foram as causas internas e externas do movimento político denominado “Revolução de 30”? O que diz Boris Fausto da crise econômica? Em sua concepção, qual foi a importância dela para o surgimento da República Nova? Comente a partir das considerações de Boris Fausto sobre a influência da crise econômica para a revolução.
2 – O que levou ao rompimento do acordo do Café Com Leite e como se deu a formação da Aliança Liberal?
3 – Como foram os preparativos para as eleições de 1930? Qual foi seu resultado e porque os aliancistas não concordaram com ele?
4 – Como foi a participação e as articulações dos tenentes para deflagração do levante? Por que Luis Carlos Prestes recusou o comando da “revolução”? Em que consistiu seu “Manifesto de Maio” de 1930?
5 - Por que Getúlio Vargas não quis de imediato a revolta armada? Qual acontecimento precipitou a revolução? Por que se diz que o apoio das Forças Armadas foi crucial para o sucesso da “revolução”? Houve alguma resistência armada? Se houve, onde e como?
6 – O que fez Washington Luis diante da crise? Porque a burguesia cafeeira paulista “abandonou” Washington Luis e não garantiu a posse de seu sucessor, o presidente eleito Julio Prestes?
7 - O acontecimento denominado de “revolução de 1930” pode ser considerado uma revolução? Em que sentido? Quais teses podem ser refutadas e qual delas pode ser aceita? Explique-as.
8 – Ao analisar os elementos da vida brasileira contemporânea (1942), Caio Prado Jr. afirma que “o passado, aquele passado colonial que referi acima, aí ainda está, e bem saliente [...]. Não me referi aqui unicamente a tradições e a certos anacronismos berrantes que sempre existem em qualquer tempo ou lugar, mas até a caracteres fundamentais da nossa estrutura econômica e social”. Que caracteres são esses? Explique-os.
9 – O que Caio Prado Jr. quer dizer com a frase: “os problemas brasileiros de