ANALISE CRITICA DESCRITIVA SOBRE O EDITAL N° 24, DATADO DE 12 DE JUNHO DE 2013, PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
A complexidade dos textos, tidos como formais nos dias atuais, acabam por confundir e desanimar, grande parte da população, bem como desestimular a leitura de qualquer tipo de texto, cujo conteúdo não seja de entretenimento direto, ou seja, maior é a preferencia da população por revistas de fofocas aos bons e velhos livros de literatura. Muito deste desestimulo, dá-se devido a colocações e sentenças de difícil compreensão pela maior parte da população, que tem pouco estudo ou pouco discernimento para a interpretação.
Nosso trabalho, será feito com base no Edital de recrutamento de novos funcionários para a Faculdade Federal de Mato Grosso do Sul.
Para realizara presente analise, inicialmente levantaremos três pontos a serem argumentados:
Utilização de colocações de difícil entendimento.
Utilização de seguimentos que não se encontram no corpo do texto, bem como em seus anexos.
Enfoque geral dos objetivos do texto.
1 – UTILIZAÇÃO DE COLOCAÇÕES DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO
Ao que pese a necessidade da linguagem culta, em documentos oficiais, observa-se no presente texto, colocação de palavras entendíveis apenas se utilizando um dicionário ao lado. Fato este que seria muito bem quisto, levando em consideração que em dias atuais, utilizasse abreviações e muita linguagem coloquial em qualquer tipo de escrita. No entanto, o presente texto é direcionado ao provimentos a vagas de trabalho, inclusive para cargos que exigem dos candidatos o nível médio de ensino. Senão vejamos, todos os cidadãos que estudaram o nível médio, tem por obrigação de saber o significado literal de “extemporânea”? ( item 3.2.3.) Não seria mais simples e de fácil compreensão, utilizar-se da expressão “fora de tempo”?
Há de se concordar que, fica-se subentendido o significado da palavra ao ler-se toda a frase, porem há