Analise capitulo 2 - Marilena Chaui
Introdução à Filosofia
Professor: Antonio Carlos
Análise do Capitulo 2 – Convite a Filosofia
Surgimento da Filosofia
Nesse capitulo a autora nos faz uma abordagem aos primórdios do pensamento filosófico e da filosofia enquanto área do conhecimento, mostrando que no inicio dessa “racionalização”, as perguntas que não encontravam respostas no senso comum ou após alguma analise mais rasteira eram explicadas por meio da atribuição aos mitos, tradições e religião.
Segundo a autora, a Filosofia, teve data e local de nascimento sendo classificada inicialmente como uma cosmologia, que se tratava (diferente do significado amplo atual) do estudo estruturado da ordem natural das coisas.
Questionava-se a respeito da fundamentação oriental para a filosofia, mas estudos atuais mostraram que apesar de ter alguma base orientalista, a filosofia também herdou algumas características do próprio local onde surgiu.
Quanto as rupturas e os novos paradigmas, apesar de alguns posicionamentos tendendo cada qual para um lado (houve ruptura radical, não houve esta cisão), aceita-se hoje, que apesar de a Filosofia trazer uma explicação racional para diversos mitos e historias, a presença desses mitos está incutida nas pessoas e não é possível dissocia-los, portanto a Filosofia aceita alguma mitificação desde que se consiga realizar alguma explicação logica e racional daquilo que se conta.
Para seu surgimento, houveram também condições históricas como: viagens marítimas, criação do calendário, invenção da moeda, da vida urbana, da escrita alfabética e da politica.
Esse conhecimento nascente possuía características únicas como:
Tendência a racionalidade
Tendência a oferecer respostas conclusivas
Exigência de uma logica daquilo que se explica
Recusa de pensamentos dogmáticos ou postulados
Generalização
Em suma a Filosofia trouxe à época, a racionalização, o questionamento ao pensamento daquilo que era conhecido e que estava por ser estudado. E