analise adm.
Posted by Luciano Conceição
Recebi a incumbência de ler e sintetizar alguns capítulos do livro Organização e Métodos: Uma visão holística, obra escrita por Antônio Cury. Para mim a obrigação de resumir é ambivalente, porque é aprazível e torturante ao mesmo tempo.
Encararei o desafio e enveredei na leitura sobre análise administrativa. O autor inicia o assunto apresentando o conceito. Segundo Cury, análise administrativa é um processo de trabalho dinâmico e contínuo, que busca auferir diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções para os problemas administrativos, por meio de planejamento para aperfeiçoar o clima e a estrutura organizacionais, e também os processos e métodos de trabalho.
Para o autor os principais fundamentos da análise administrativa são os seguintes:
O diagnóstico situacional das causas que busca identificar o clima e a estrutura da organização. Os métodos e processos de trabalho.
A intervenção planejada que é o estudo das soluções dos problemas, que de início compreende as fases de planejamento da solução e competente crítica.
O planejamento das mudanças, que em linhas gerais, ocorre nas fases de implantação e controle.
Segundo Cury, a análise administrativa é útil para o desenvolvimento de uma gama de atividades, em quaisquer setores da administração e que esse processo deve ser iniciado com um planejamento cuidadoso, prevendo o envolvimento positivo do público interno da organização, possibilitando a conscientização no sentido de aprender a ver o problema, tendo assim uma ampla participação da força de trabalho no andamento do projeto, por meio de reuniões, entrevistas, questionários e outros recursos.
O autor afirma que é fundamental a elaboração de uma estratégia constituída de um elenco de atividades, variáveis em conteúdo e amplitude, não só pela natureza do projeto, mas também por sua própria evolução. O processo deve ser realizado por analistas especializados, integrantes ou não de