Empreendedorismo
Relatório Parcial PROJETO INTERDISCIPLINAR I
UNISEB INTERATIVO
Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos
Patricia Carla Antonio
Matrícula : 0200129637
Módulo: 2.0
Tutora: Adriana
Pólo: Jundiaí
RELAÇÃO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
O Empreendedorismo no Brasil e no mundo tem servido de mola para o desenvolvimento. Empreendedores são conhecidos por suas idéias arrojadas movidos por uma idéia central de sucesso que os impulsionam às novas oportunidades que geram renda, empregos, receita tributária e novas demandas. O Empreendedorismo ganha um grande impulso em sua proposta de sucesso quando formam uma aliança com a Inovação, seja na tecnologia utilizada, no processo de trabalho, seja no marketing para divulgação do produto ou serviço oferecido.
Empreendedorismo é uma “forma de ser”, um comportamento. O empreendedor enxerga um problema e sente vontade e desejo de realizar algo para solucionar este problema.
Inovação é uma decorrência do empreendedorismo e quem a coloca em prática é o empreendedor, ele é o protagonista no processo de substituição do velho para o novo, do problema para a solução deste problema. Neste momento entra a Inovação.
É impossível pensar em Inovação sem o empreendedor.
Inovação é uma solução que foi pensada e teve sucesso.
Enquanto o empreendedorismo não exige necessariamente que a pessoa seja inovadora, a inovação exige do inovador o espírito empreendedor.
Podemos perceber isso mais claramente quando tomamos como exemplo uma pessoa que investe em uma franquia de loja, restaurante fast food ou em qualquer outro tipo de negócio que depende de uma terceira pessoa que oferece um conhecimento ou uma marca pré-estabelecida. Enquanto essa pode ser considerada uma pessoa empreendedora, ela não é necessariamente inovadora. É preciso esclarecer que não há demérito em ser empreendedor sem ser inovador; afinal de contas, o empreendedor precisa de coragem,