Analisar os problemas decorrentes da falta de ética em processos seletivos
Módulo: 2 Atividade: Invididual
Título: Analisar os problemas decorrentes da falta de ética em processos seletivos
Aluno:
Disciplina: Recrutamento e seleção Turma: 49
Introdução
A presente atividade tem por objetivo analisar os possíveis problemas decorrentes da falta de ética em processos seletivos, apresentar as possíveis soluções para tais problemas e a forma como podemos evitar esse tipo de problema em um processo de recrutamento e seleção.
Sabe-se que o futuro da organização está pautado em seu capital intelectual, inclusive selecionadores também são oriundos de tais processos e, nesse sentido, Chiavenato adverte: “A seleção busca dentre vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. No fundo está em jogo o capital intelectual da organização que a seleção deve preservar ou enriquecer”.
Problemas decorrentes da falta de ética em processos seletivos
Recrutamento e Seleção é um processo que procura unificar pessoas e trabalho através do estudo das diferenças individuais dos candidatos que se apresentam às vagas, com a finalidade de prognosticar, através da utilização das técnicas de seleção, quais estariam capacitadas para ocupar um cargo dentro de uma organização (BRUNO, 2000).
O processo de Recrutamento e Seleção terá um resultado positivo, quando atender as necessidades com rapidez; com quantidade suficiente de candidatos considerados potencialmente capacitados; com custo adequado despendido no processo e que haja permanência dos candidatos na organização. O resultado será negativo quando ocorrer um alto turnover (rotatividade) no período experimental, poucos candidatos potenciais para o processo seletivo, alto custo do recrutamento; poucos funcionários qualificados o que poderá comprometer a eficiência e eficácia da organização.
O Recrutamento e Seleção é um dos