Projeto político –pedagógico da escola: uma construção possível
DIDATICA III- ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROFESORA: JOSEANE LEÃO.
ACADÊMICA: THALYTA PEREIRA DE SOUZA.
Boa Vista-RR, 03 de abril de 2013.
Resenha
VEIGA, Ilma Passo A. Veiga (Org). Projeto político –pedagógico da escola: uma construção possível.
Veiga traz uma abordagem bem clara sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma instituição escolar, inicialmente ela discorre sobre a definição do termo, logo em seguida, ela expõe as reflexões para análise dos princípios norteadores da temática, e por último trata sobre os meios fundamentais da organização do trabalho pedagógico.
A autora destaca que o PPP é muito mais que um documento que contém o planejamento do ensino, bem como, outras ações diversas, ele não é para ser guardado em um arquivo, e nem somente encaminhado para atender solicitações de gestores educacionais, com intuito de tão só atender a uma tarefa burocrática. Ele é muito mais que um papel digitado, é o norte para o desenvolvimento de uma instituição de educação com qualidade. Assim Veiga declara que o PPP p. ( 2 )é “ construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.” Logo, é um processo permanente, é precisa ser participativo, pois é de vital importância para uma entidade educação.
Ao definir os termos do PPP, ela nos mostra como deve ser entendido o conjunto das três dimensões que formam o PPP, ou seja, o que denota Projeto, Político-Pedagógico. Neste contexto, na dimensão projeto é o caminho a ser perseguido para realização de uma ação, o pedagógico consiste em um das grandes finalidades da educação que se refere p. (20) “a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, criativo e crítico”.
No tocante a dimensão político-pedagógico estes dois termos não se separam eles se apresentam um conceito só, que se consubstancia por ser p(.20) “um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola,