analisando a alienação da televisão
Professora: Antonia
Estragou a televisão
O texto trata de forma bem humorada a alienação que diariamente somos submetidos. Com os avanços da tecnologia ficamos cada vez mais estagnados, sem pensar somente vendo e vendo.
Como dizia sartori “ na realidade a televisão produz imagens e apaga os conceitos; mas desse modo atrofia a nossa capacidade de abstração e com ela toda a nossa capacidade de compreender”. Estamos vivendo uma espécie de escravidão digital: televisão, internet, facebook e etc.
Os meios de comunicação avançaram e evoluíram, mas nos seres humanos estamos seguindo o caminho inverso. Estamos perdendo a nossa capacidade de pensar e a nossa inteligência, precisamos urgentemente dá um basta nisso tudo.
A alienação só existe por causa da comunicação, ou seja, algo é comunicado, informado, e o ouvinte aceita aquela ideia como verdadeira. Tome como exemplo uma escola, a professora diz para as crianças que, de acordo com o livro de história “X”, a Santa Inquisição veio e salvou a população de adoradores do diabo e afins. Como estão na escola, essa é a verdade aceita pelos alunos. O mesmo acontece na televisão, onde o povo, ao comentar sobre um assunto, diz a expressão “passou na TV”. Engraçado como essa expressão agora tem o significado de “isso é provado como verdade absoluta”.
Finalmente, compare o que aqui foi dito e publicado há mais de duas décadas, com o que hoje vivenciamos ! Imagine como será o comportamento da maioria das pessoas, nas próximas décadas, com o acesso ilimitado de todos às mensagens,imagens e modelos expostos na Internet ! Procure, em qualquer Site de “procura”, o que quiser saber sobre: como se prostituir, como se deve matar, como se deve roubar, como se deve corromper,etc. etc.! Neles, encontrará toda espécie de ensinamentos, desde os mais úteis à Sociedade; até os mais aprimorados instrumentos pedagógicos para a prática da promiscuidade física e mental. Pais e Educadores! Querem continuar