Analisando as normas
DE TRABALHO ESCOLAR
NOME: MACHADO DE ASSIS Nº. 28
TURMA 110
Porto Alegre, 10 de março de 2010.
As orientações, abaixo apresentadas, foram organizadas, utilizando-se como base normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas. Considerando que o nível de complexidade de um trabalho escolar é menor do que o de um trabalho acadêmico, optou-se por fazer algumas alterações e/ou supressões de conteúdos indicados nas normas, visando a adequá-las às necessidades locais.
Estrutura Básica de um Trabalho Escolar A estrutura básica de um trabalho escolar deverá compreender: elementos pré-textuais (capa; sumário), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós-textuais (referências bibliográficas; anexos).
Informações Iniciais:
← Folha A4; ← Fonte 12; ← Letra Times New Roman ou Arial; ← Paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas, sequencialmente, desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se na borda superior do papel, centralizado; ← Espaçamento – o texto deve ser digitado com 1,5cm de entrelinhas.
Seqüência do trabalho:
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Capa:
a) Cabeçalho: nome da instituição responsável, nível de ensino, série, disciplina e professor. Deve ser centralizado à margem superior, com letras maiúsculas, tamanho 12, espaçamento entre linhas, simples;
b) Título do trabalho: no centro da folha, tamanho 16, letra MAIÚSCULA em negrito;
c) Nome completo do aluno, nº e turma: abaixo do título 5cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho12;
d) Local, mês e ano: centralizado, a 3cm da borda inferior e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.
*** Vide capa dessas normas.
Sumário Iniciar em folha distinta, título sem indicativo numérico, centralizado a 3 cm da borda superior com o texto iniciando 2 cm abaixo. Indica as