Anal Sistemas
Para um melhor uso dos endereços de equipamentos em rede pelas pessoas, utiliza-se a forma de endereços de domínio, tal como "www.wikipedia.org". Cada endereço de domínio é convertido em um endereço IP pelo DNS (Domain Name System). Este processo de conversão é conhecido como "resolução de nomes".
Índice [esconder] 1 Notação 1.1 Resolver
2 Classes de endereços
3 Classes especiais 3.1 Localhost
3.2 Redes privadas
4 Atribuição de endereço IP 4.1 Métodos
4.2 Usos de endereçamento dinâmico
4.3 Autoconfiguração de endereço
4.4 Usos do endereçamento estático
5 Endereços Públicos
6 Modificações para o endereçamento IP 6.1 Bloqueio de IP e firewalls
7 Dica
8 Ver também
9 Referências
10 Ligações externas
Notação[editar código-fonte]
O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato decimal como, por exemplo, "192.168.1.3". A primeira parte do endereço identifica uma rede específica na Internet, a segunda parte identifica um host dentro dessa rede. Devemos notar que um endereço IP não identifica uma máquina individual, mas uma conexão à Internet. Assim, um gateway conectado a n redes tem n endereços IP diferentes, um para cada conexão.
Os endereços IP podem ser usados tanto para nos referir a redes quanto a um host individual. Por convenção, um endereço de rede tem o campo identificador de host com todos os bits iguais a 0 (zero). Podemos também nos referir a todos os hosts de uma rede através de um endereço por difusão, quando, por convenção, o campo identificador de host deve ter todos os bits iguais a 1 (um). Um endereço com todos os 32 bits iguais a 1