Sistemas Anal Gicos E Sistemas Digitais
Sistemas Analógicos e Sistemas Digitais
Unifra
Santa Maria-2011
Representações Analógicas e Digitais.
No mundo onde vivemos, e comum termos que lidar com quantidades que são nada mais que medidas, monitoradas, gravadas e manipuladas na maioria dos sistemas físicos. Podemos assim dizer, que a grande maioria das variáveis (quantidades) físicas é, em sua natureza analógica, e geralmente elas são as entradas e saídas que devem ser monitoradas, operadas e controladas por um sistema. Quando lidamos com determinadas quantidades, é de extrema importância o conhecimento de como representar esses valores de uma maneira eficiente e precisa. Existem duas formas de representar esses valores numéricos das quantidades: analógicas e digitais.
Representação Analógica: analogicamente, uma quantidade e representada por outra que é proporcional á primeira. Como podemos observar no velocímetro de um automóvel, onde a posição do ponteiro é proporcional á velocidade do veículo. A posição angular do ponteiro representa o valor da velocidade do veiculo, e qualquer variação é imediatamente refletida por uma nova posição do ponteiro.
Quantidade analógica tem umas características muito importantes: elas variam continuamente dentro de uma faixa de valores.
Representação Digital: na representação digital, as quantidades são representadas por símbolos, que chamamos de dígitos, e não por valores proporcionais. Podemos usar como exemplo, o relógio digital, que representa as horas, minutos e segundos na forma de dígitos decimais. Levando em consideração a natureza discreta da representação digital, as leituras desse sistema são mais precisas, exatas quando comparadas e com a representação analógica, em que as leituras deixam margem à interpretação do observador.
Sistemas Analógicos e Sistemas Digitais.
Para podermos abordar esses dois sistemas, faz-se necessário a apresentação de alguns conceitos, como o conceito de eletrônica.