O Óleo de Lorenzo - resumo abordando quatro tópicos importantes do filme
Curso de Ciências Contábeis
Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico
Professor: Marcus Vinnicius Leite
Aluno: Felipe Bruno Mesquita Gonçalves Matrícula: 1411060750
O Óleo de Lorenzo
O filme relata a história de um menino, Lorenzo Odone, que na sua infância começou a demonstrar sintomas de uma rara doença genética e incurável, a ALD (Adrenoleucodistrofia). A forma clássica dessa doença se manifesta entre 4 e 10 anos de idade e que gera problemas na percepção, disfunção adrenal, perda de memória, da visão, da audição, da fala, dos movimentos e demência severa.
Quando Lorenzo foi diagnosticado com essa doença, os pais decidem submetê-lo a um estudo médico feito com dietas elaboradas para obter resultados que possam ajudar na recuperação do menino. Mas a dieta proposta pelos médicos não obtém avanço, o pai de Lorenzo explica o fato numa lousa, onde desenha uma pia de cozinha com duas torneiras: uma são os alimentos da dieta introduzidos no organismo e a outra são as gorduras que o organismo produz. A enzima, denominada de “ralo da pia” na explicação, que é responsável pela eliminação do acúmulo de gorduras está defeituosa e assim mesmo introduzindo os alimentos da dieta, as gorduras saturadas que fazem mal ao organismo de Lorenzo continuam a subir 4x mais do que antes da dieta.
Então a proposta dos Odone foi privá-lo da dieta médica e introduzir outro tipo de gordura que afete menos o organismo, como o ácido oleico na forma triglicerídea (azeite de oliva), e que seja capaz de impedir a superprodução de ácidos graxos que se acumulam no cérebro. Visto que o problema não foi solucionado reduzindo assim apenas 50% do acúmulo dos ácidos no organismo, a segunda proposta dos Odone, depois de muito estudo e com base nas pesquisas da época, foi adicionar ácido erúcico (C20) ao ácido oleico (C18) e a mistura desses ácidos insaturados se sobrepõe ao metabolismo dos saturados, evitando o seu acúmulo.
Os Odone sabiam que o óleo era