Anaide
1. A ordem geopolítica
A ordem geopolítica mundial é uma forma explicativa utilizada para melhor compreender as transformações socioeconômicas e geopolíticas que ocorrem no mundo.Corresponde às relações de poder entre os países, à correlação de forças entre eles no plano mundial. Essa ordem define qual é ou quais são as grandes potências e suas áreas de influência em determinado momento histórico, quais são as disputas ou conflitos que ocorrem nos âmbitos político, militar, ideológico, econômico etc..
Segundo alguns autores, uma ordem geopolítica mundial se caracteriza por uma situação provisória de equilíbrio e forças entre os países, e é definida pela atuação de uma potência mundial de destaque no poder( ordem unipolar ou monopolar), duas potências ( ordem bipolar) ou várias potências ( ordem multipolar).Essa ordem geopolítica como objetivo mostrar o desenvolvimento de um novo conflito, não de armas, mas sim algo mais organizado e que gera mais lucros, a nova ordem mundial.
Velha ordem mundial
Essa antiga ordem se caracterizou pela Guerra Fria, a oposição entre EUA e URSS e a consequente bipolaridade mundial, em que as duas potências disputavam o espaço mundial e o dividiam em 2 blocos antagônicos, regidos por sistemas sócio-econômicos também opostos (Capitalismo X Socialismo) .
Ao final do Guerra, divisão dos países em 3 mundos:
1° mundo > Capitalistas desenvolvidos > potência líder: EUA
2° mundo> Socialistas > potência líder: URSS (União Soviética)
3° mundo > Países subdesenvolvidos
O Muro de Berlim foi o símbolo da Guerra Fria. Em 1945, a Alemanha foi dividida entre os países vencedores da Segunda Guerra Mundial, mas só foi efetivamente controlada pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Construído em 1961 para conter o fluxo de pessoas da parte capitalista para a parte socialista, o muro simbolizou o antagonismo entre