Anabolizantes
CONCLUSÃO
Os esteróides formam um grupo bem diferente dos outros lipídios na estrutura química, fato que leva alguns autores a considerá-los um grupo à parte dos lipídios. Têm estrutura química bastante diferente do resto dos lipídios.
Os esteróides são substâncias imprescindíveis para o desenvolvimento humano. Pois, contribuem de maneira significativa para isso. Por conta disso, a indústria farmacêutica desenvolve pesquisa de grande porte para desenvolver produtos químicos que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Porém, na maioria das vezes, esses produtos químicos são consumidos de maneira errada pelo público em geral, acreditando que os mesmos só trazem benefícios, como o desenvolvimento de massa muscular, a velocidade de recuperação da musculatura e o controle dos níveis de gordura corporal, ao passo que os efeitos androgênicos, tais como a ginecomastia e o acúmulo de gordura pretende-se evitar. Mas, pouco se atentam para os efeitos colaterais como: calvície, acne, hipertrofia prostática, agressividade, hipertensão, limitação do crescimento, aumento do colesterol, virilização em mulheres, ginecomastia, dor de cabeça, impotência e esterilidade, insônia, hepatoxidade, problemas de tendões e ligamentos podem acontecer.
Pela primeira vez, a medicina conseguiu descrever o impacto provocado pelo uso de esteroides anabolizantes no coração e no cérebro. Em um estudo que teve duração de quatro anos, a cardiologista Janieire