Anabolizantes
O que é? Os esteróides androgênicos anabólicos , também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes. Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores.
Consequencias: A pessoa pode desenvolver problemas no fígado, inclusive câncer, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne. Ao todo, 69 efeitos colaterais já foram documentados.
Em garotos e homens existe a diminuição da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar, calvície, desenvolvimento irreversível de mamas.
Em adolescentes de ambos os sexos, também pode ocorrer parada prematura do crescimento, tornado-os mais baixos que outros, não usuários de anabolizantes.
A parada brusca do uso de anabolizantes também pode produzir sintomas como depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares e desejo de tomar mais anabolizantes.
Tratamentos: Poucos estudos de tratamentos para o abuso de esteróides anabolizantes têm sido realizados. O conhecimento atual se baseia em grande parte, as experiências de um pequeno número de médicos que trabalham com pacientes submetidos à retirada de esteróides. Os médicos descobriram que a terapia de suporte é suficiente em alguns casos. Os pacientes são instruídos sobre o que pode ocorrer durante a retirada e são avaliados por