Democracia no Brasil
DEMOCRACIA NO BRASIL
Disciplina: Sociologia.
Sumário
Introdução
Pág. 2
De Getúlio Vargas a João Goulart
Pág. 3
A Ditadura Militar no Brasil
Pág. 5
A Redemocratização Brasileira
Pág. 7
Conclusão
Pág. 9
Bibliografia
Pág. 10
Introdução
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo: povo; kracia: governo). Na democracia, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga), mas embora Atenas tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam exercer seu papel na política. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.
No Brasil, o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1934) é considerado como o início da democracia no país. Em 1946, é instaurada uma Constituição considerada ainda mais democrata. No entanto, a democracia no Brasil é um assunto muito mais complexo, turbulento e extenso, que será tratado neste trabalho.
De Getúlio Vargas a João Goulart
A Revolução de 1930, que derruba o ex-presidente Washington Luís (acabando com a República Velha), é o marco principal do início de uma era democrática no Brasil, com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1934). Vargas fica 15 anos à frente do poder Executivo, sem eleição.
Em 1934 Vargas é reeleito pelo voto indireto através de uma Assembléia Nacional Constituinte. Fica até 1938 e cria vários benefícios para o trabalhador: estabelece a jornada de trabalho de oito horas diárias; torna a carteira profissional obrigatória; organiza a Justiça do Trabalho; e institui o salário-mínimo em 1940, já previsto na