An Lise F Lmica
ESCOLA DE ENGENHARIA
Análise fílmica: ELYSIUM
João Victor Viana de Carvalho
José Kaique Oliveira
Karla Renata Araújo Rosário
Salvador - Ba
2015
A trama não podia fugir dos temas tradicionais dos filmes sci-fi, de uma forma interessante tem um enfoque especial na desigualdade social e no sistema de saúde precário de um planeta, resultado da miséria e pobreza controlada pelos ricos que moram em Elysium.
Elysium é uma estação espacial formada por ricaços que possuem todo tipo de tecnologia avançada da época. Dentre eles, uma cama médica que cura todo e qualquer tipo de problema genético ou adquirido que uma pessoa possa ter. Essa posse das tecnologias é a causa do grande conflito do filme, pois é a partir dessa necessidade de igualdade que os indivíduos da Terra invadem Elysium com fim de usufruir dessa “cura”.
O protagonista, Max, sofre um acidente de trabalho no qual a única possibilidade de permanência de vida é ir a uma dessas invasões e poder chegar a recuperar sua saúde. Porém, como muito que estão na Terra, Max não tem renda suficiente para pagar a Spider (hacker) uma viagem dessas. Então se submete a instalação de um exoesqueleto robótico para conseguir roubar informações valiosas do diretor executivo da companhia que construiu Elysium (Armadyne), o que o tornariia tão forte quanto um robô.
Acaba que Spider e Max chegam ao banco central de dados de Elysium onde descobrem que baixar o programa de reinicialização de Elysium irá tirar a vida de Max instantaneamente. Max ativa o programa, morrendo instantaneamente, tornando todos os terráqueos cidadãos legítimos de Elysium e fazendo de Spider o novo presidente da estação. “O grande diferencial do filme é quanto toda essa injustiça consegue fazer com que nos importemos com os personagens, isso gera uma tensão constante, amplificada pelas cenas de ação muito bem trabalhadas...". escrita por Mau Franco.