AN LISE F LMICA DO FILME PRINCIPE DO EGITO
1139 palavras
5 páginas
ANÁLISE FÍLMICA DO FILME PRINCIPE DO EGITOO filme “O Príncipe do Egito” que tem como titulo original “The Prince of Egypt” foi lançado no ano de 1998, produzido pela DreamWorks Home Entertainment e mostra a relação entre egípcios e hebreus no contexto abordado demonstrando as relações de trabalho no Egito Antigo. A escravidão era à força de trabalho responsável pelas construções dos templos, palácios e pela produção nos campos, os escravos realizavam os trabalhos mais perigosos e pesados.
É interessante vermos em que ponto a história do povo hebreu se cruza com a trajetória do povo egípcio. Tendo como fonte a Bíblia, os hebreus que haviam se fixado em Canaã - a Terra Prometida - emigraram para o Egito, por volta de 1800 a.C., após um longo período de seca e fome. O Egito naquela época estava sobre a dominação dos hicsos, mas com a expulsão destes, os hebreus foram escravizados pelos egípcios, que os acusavam de ter colaborado com os invasores. Por muitos e muito anos, os hebreus viveram sobre o regime da escravidão até que por volta de 1250 a.C. fugiram de volta à Palestina, liderados por Moisés. A fuga do povo hebreu do Egito, narrado no livro Êxodo, é a fonte do enredo de O Príncipe do Egito.
Não se pode deixar de abordar, analisando “O Príncipe do Egito”, a religiosidade do povo egípcio e do povo hebreu. Com diferenças em suas práticas religiosas, o filme deixa bem claro em quais pontos às duas formas de religião divergem. O Príncipe do Egito mostra o politeísmo característico da religiosidade egípcia. As formas zoomórficas que os deuses egípcios possuíam são mostradas nas imagens dos templos e estátuas. Além disso, o filme mostra as atividades dos sacerdotes que tinham a função de executar os serviços religiosos como administrar os templos. No filme, Hotep e Huy são os sacerdotes que estão sempre ao lado do faraó prontos para aconselhá-los ou explicar questões ligadas a religião. Os hebreus possuíam uma religião de caráter monoteísta. Quando Deus aparece