An Lise Textual
Acidália
Bruna Aparecida de Lisboa RA: C5403F5
Danilo Alves da Silva RA: C540358
Lucas Maurício Próspero Duarte RA: C45DID2
Guilherme
Análise textual –
Reconhecimento do material – Autor? Nº de páginas? gênero?
Este livro foi escrito por Vanda Maria Elias e Ingedore Villaca Koch, contendo 216 páginas no total, sendo que para essa resenha foi lido somente o primeiro capítulo, o gênero deste livro é informativo, com base em linguística, mais voltado para pedagogia.
Análise Temática –
Assunto tratado? como isso foi feito?
O texto aborda as diferentes formas de leitura como um todo, desde a concepção do que é leitura, até o melhor ambiente para se ler um bom livro, todos os tópicos bem exemplificados. A elaboração do conteúdo foi realizada de forma abrangente, mas um tanto confusa existe alguns tópicos apresentados pelos autores onde, podemos ter o entendimento prévio, e outros nos quais precisamos ler diversas vezes para obter o entendimento, muitos deles se contradizem.
Análise interpretativa –
Síntese + Analise critica
O livro passa a mensagem de que a leitura é essencial para nossas vidas, e deve ser estimulada desde o jardim de infância, que com essa pratica é possível nos tornamos, mais cultos, podemos adquirir, mais conhecimento, conhecer lugares, histórias, além de ampliar nosso vocabulário e melhorar nosso senso crítico. Um dos autores afirma que a “linguagem é como a representação dos nossos pensamentos, nessa, o sujeito é visto como um ego que constrói uma representação mental e deseja que ela seja captada pelo interlocutor da mesma forma que ela foi mentalizada”, ou seja, o sujeito do texto seria nossas ações e o texto seria como a mercadoria dos nossos pensamentos e o leitor o comprador dessa mercadoria, quando entendemos o que os autores estão tentando