AN LISE TEXTUAL
Preparação do texto
O assunto do artigo é o Reúso de água como elemnto mitigador dos efeitos da seca no semiárido da Bahia. O artigo é constituído inicialmente por um resumo, posteriormente uma introdução, apresentada por uma metodologia, ocasionando os resultados, discussão para enfim uma conclusão estabelecida pelo autor do artigo.
VISÃO DO CONJUNTO
A primeira leitura do artigo, foi entendido que os autores buscam uma solução para diminuiir o problema da seca na Bahia, colocando como resolução o reúso agrícola da água. Segundo suas pesquisas apontam esse método aqui no Brasil não funicona, pois é uma política mal organizada, sem esclarecimentos especificos para com a população principalmente da zona rural, além do que o reúso da água não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo, mas é como artigo apresenta as políticas de cada um dos países funcionam de maneira totalmente diferente, pois são de diferentes culturas e esse aspecto influencia muito.
BUSCA DE ESCLARECIMENTO
Os termos desconhecidos foram: Efluentes, Recursos Hidrícos, Mitigar, Intrísecas, Intermitentes, e mananciais.
Efluentes: são produtos líquidos e gasosos resultantes de diversas ações do homem. Em sua maioria, estão subdivididos em efluentes industriais e domésticos, porém existem outras divisões desses resíduos.
Recursos Hídricos: Os recursos hidrícos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.
Mitigar: Reduzir o impacto, diminuir as consequências, suavizar um dano.
Intrísecas: Que está dentro, que faz parte, ou seja, característica que lhe é peculiar.
Intermitentes: Dizer que algo é intermitente significa dizer que essa coisa cessa e recomeça por intervalos, que se manifesta com intermitências, que não é contínua, que tem interrupções.
Mananciais: Os mananciais são todas as fontes de água, as quais podem ser superficiais ou subterrâneas, e tem uma grande importância, pois podem ser muito