An Lise Fundamentalista
A análise fundamentalista é um importante instrumento utilizado para a análise de investimento em ações. O princípio desta análise está baseado na avaliação quantitativa da empresa. O analista fundamentalista busca estudar a situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa e suas expectativas e projeções para o futuro. Pode-se conceituar a análise fundamentalista como o estudo de toda a informação disponível no mercado sobre determinada empresa, com a finalidade de obter o preço justo da companhia.
Os principais subsídios deste critério de analise são os demonstrativos financeiros da empresa e os diversos dados e informações referentes ao setor econômico de atividade, ao mercado acionário e a conjuntura econômica. Em contraposição da análise técnica, a análise fundamentalista não se baseia no estudo das cotações de bolsa e os seus movimentos, mas sim nos fundamentos econômicos no qual a empresa está inserida. A análise fundamentalista interpreta dados fundamentais de uma empresa obtidos através dos principais demonstrativos financeiros como: balanço patrimonial, demonstrativo de resultado, fluxo de caixa, demonstração de origens e aplicações de recursos, etc. A justificativa para o uso desse tipo de análise é antecipar o comportamento futuro de uma determinada empresa no mercado. Como resultado desta análise, são fornecidos ao mercado os dados que refletem a situação da empresa e permitem aos investidores uma análise mais aprofundada do ativo.
Composição do Endividamento
É o percentual de obrigações no Curto Prazo em relação ao Exigível a Longo Prazo Anual e Passivo Circulante.
Fórmula: Composição do Endividamento = (Passivo Circulante Anual/ (PC+ELP)) x 100 Indice Preço/Lucro
Quociente da divisão do preço de uma ação no mercado, em um instante, pelo lucro líquido anual da mesma. Assim, o Índice preço/Lucro – P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, pelo recebimento do