H St Ria Da Fotografia RP
Faculdade de Comunicação e Artes
Comunicação Social - Relações Públicas - 4º Período/NOITE
Fotografia - Profº.: Valério Augusto de Souza
FOTOGRAFIA
FOTOJORNALISMO
FOTO PUBLICITÁRIA
Bruno Ferreira de Jesus Santos
Belo Horizonte, 2015.
Introdução
A partir dos diversos meios tecnológicos, podemos entender as diversas mudanças tecnológicas na fotografia, através deste estudo veremos as vantagens e modernização nos processos fotográficos, fotojornalismo e foto publicitária.
FOTOGRAFIA
Fotografia é uma técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa, designada como o seu suporte. A palavra deriva das palavras gregas [fós] (”luz”), e [grafis] (”estilo”, “pincel”) ou grafê, significando “desenhar com luz” ou “representação por meio de linhas”, “desenhar”. Os principais nomes do início do desenvolvimento da fotografia foram: Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Hércules Florence, Boris Kossoy e George Eastman.
História da fotografia
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1825 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo chamado Betume da Judéia. Foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Em 1835 Daguerre desenvolveu um processo usando prata numa placa de cobre denominado daguerreotipo.
.
Imagem da primeira fotografia permanente do mundo feita por Nicéphore Niépce, em 1825.
Quase simultaneamente, William Fox Talbot desenvolveu um diferente processo denominado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata. Este processo é muito parecido com o processo fotográfico em uso hoje, pois também produz um negativo que pode ser reutilizado para produzir várias imagens positivas. Hippolyte Bayard também desenvolveu um