AN LISE Final
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES
BACHARELADO EM DESIGN
ERGONOMIA DE PRODUTO II
PROF. ME.DANIELA ESTAREGUE
TRABALHO FINAL –
ANÁLISE DE UM VIOLÃO
ALUNO: ENIO RAFAEL
FRANCISCO MARCELINO LIMA DOS SANTOS JUNIOR
JOÃO BATISTA
MICHAEL STARLLONE
NATAL/RN
O violão é um instrumento típico da música brasileira. Porém, não foi criado no país. Especula-se que sua origem seja da região Oriental, levada à Península Ibérica pelos Árabes. Outra teoria é que seja originário da Grécia ou de Roma, descendendo da Lira grega. Seja qual for a e sua origem, ao longo dos séculos os instrumentos percussores do violão foram sendo gradativamente transformados, sendo muito usados na Espanha e em Portugal. A nomenclatura espanhola do violão é guitarra, assim como a inglesa (guitar). Por isso, para evitar confusões de nomes, em vários países se costuma chamar o violão de Spanish Guitar (Guitarra Espanhola), distinguindo-o da Guitarra Elétrica. O nome violão é especificamente usado no Brasil e em Portugal, sendo neste último também chamado de Viola.
O violão, nome brasileiro para a guitarra clássica, é um instrumento musical acústico construído inicialmente para a execução de peças de música erudita. Sua utilização é ampla, sendo um dos instrumentos mais disseminados pelo mundo, juntamente com o piano, aparecendo em diversos estilos musicais ao redor do mundo.
Público alvo
Na história do violão vê-se que o uso deste instrumento iniciou nas classes mais pobres, e caminhou até as mais altas e nobres. Os tocadores de violão enfrentaram preconceitos até mostrar que aquele instrumento era de uma qualidade musical infinita e abrangente. Hoje ele está presente em muitas casas de todas as classes sociais.
O público alvo se constitui de profissionais da música, incluindo guitarristas profissionais, violonistas profissionais, professores de violão e compositores, amadores e