An Lise Ergon Mica Conclu Do
O ambiente de trabalho deve favorecer o bom desempenho das atividades dos colaboradores, pois refletirá na produtividade e na lucratividade da empresa. Por isso, o conhecimento de técnicas ergonômicas, tem gerado muitos benefícios tanto para o empregado quanto para o empregador. Estas adequações permitem reduções nos custos e vão desde o cumprimento das normas da NR 17, até diminuição de afastamentos do trabalho por doenças de ocupacionais.
No desenvolvimento do trabalho, realizou-se a análise ergonômica dos postos de trabalho de um supermercado visando o conforto dos trabalhadores conforme determina a NR 17, através de dois Laudos Ergonômicos. Para a avaliação dos postos de trabalho, dividiu-se a pesquisa em três etapas: na primeira etapa realizou-se a avaliação dos postos de trabalho dos operadores de caixa (checkout), através de um Laudo Ergonômico, na segunda etapa foram passadas as orientações da NR 17 para a compra dos novos checkouts. E na terceira e última etapa, foi feito o segundo laudo para a análise destes novos checkouts, para confirmação do objetivo inicial. Neste estudo quase todos os critérios da NR 17 foram cumpridos em relação ao posto de trabalho e este estabelecimento está de acordo com o cronograma imposto pelo Anexo I desta norma.
2. Introdução
Um trabalhador será mais produtivo na medida em que possa estar satisfeito e motivado, e essa satisfação e motivação dependem em grande parte das condições de trabalho em que ele desenvolve suas atividades. A prevenção de sintomas relacionados com distúrbios musculoesqueléticos pode ser atingida quando equipamentos, postos e metodologia de trabalho são desenvolvidos de acordo com as capacidades humanas e suas limitações.
1
Sendo assim, o ambiente de trabalho deve favorecer o bom desempenho das atividades dos colaboradores, pois refletirá na produtividade destes e consequentemente na lucratividade da empresa.
Entre tantas profissões, os operadores de caixa de supermercado, ocupam um