An Lise Do Filme A Ma
Esse aprisionamento e exclusão causaram-lhes várias consequências como o prejuízo na aquisição da linguagem, pois apenas balbuciavam e pronunciavam algumas palavras com extrema dificuldade e pouca clareza. Também tinham dificuldades motoras como andar, além disso, gerou-lhes um mecanismo que ao serem libertas, retornavam rapidamente à casa. Elas tornaram-se antissociais não sabendo como agir com as pessoas.
Os vizinhos, revoltos com a situação, reuniram-se e fizeram um abaixo assinado, denunciando a família para a assistência social. Após a visita e a ajuda de uma assistente social, as meninas começaram a conhecer o mundo, receberam um espelho que fez com que reconhecessem sua própria imagem. Também provaram uma maçã, a qual foi a grande motivadora da libertação das meninas. Iniciaram o convívio social, ainda que discretamente, após verem um menino puxando uma maçã. Assim, saíram as ruas, conheceram novas pessoas e brincaram com outras crianças.
A maçã entra em cena várias vezes e simboliza a libertação e pode ser relacionada com o fruto proibido que uma vez provado, faz com que instinto e o desejo de tê-lo novamente mais alto.
Esse filme nos leva a uma reflexão sobre as teorias de alguns estudiosos quanto às perspectivas de aquisição da linguagem, como Vygotsky.
Vygotsky, o qual considera essencial no processo da aquisição da linguagem a constante interação social e troca comunicativa, pôde ser comprovada, pois se percebe que neste processo existe um período (até 6 anos) onde a aquisição da linguagem pode acontecer normalmente com crianças que estavam fora do convívio social.