Contabilidade Notas Explicativas
Introdução às Demonstrações Contábeis e sua Finalidade 3
Conceito 3
Premissas para Estrutura Conceitual dos Demonstrativos 3
Objetivos e Finalidade 3
Notas Explicativas 6
Conceito 6
Conteúdo e Abrangência das Notas Explicativas 7
Elaboração e Apresentação das Notas Explicativas 7
Finalidade 8
Análise Demonstração Financeira da empresa: 9
GUARARAPES CONFECCÇÕES S.A. E CONTROLADAS 9
(LOJAS RIACHUELO) 9
Conclusão 9
Fontes de Pesquisa 10
Introdução às Demonstrações Contábeis e sua Finalidade
Conceito
As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o Parecer do Conselho fiscal (caso existir). Oferecer informação sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado e resultado abrangente) e fluxos de caixa da entidade que é útil para a tomada de decisão por vasta gama de usuários.
É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data Representando, portanto, uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.
“O conjunto de informações que deve ser divulgado por uma sociedade por ações representando sua "prestação de contas" abrange o Relatório de Administração, as Demonstrações Contábeis e as Notas Explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes (se houver), o Parecer do Conselho Fiscal e o relatório do Comitê de Auditoria (se existirem).“ FIPECAFI - FEA/USP Manual de Contabilidade Societária.