Trabalho sobre Flip Flops com clock.
(Flip Flops e Latchs)
Disciplina: Técnicas Digitais
Prof.º: Luiz Antônio Fernandes de Andrade
Aluno: Luiz Felipe Mendonça de Pinho
Matrícula: 20131105470
Curso: Engenharia de Computação
Turma: 1ELE35A
11/05/2015
Funcionamento do Clock em um Flip Flop:
Os circuitos de flip-flop apresentam uma entrada especial muito importante chamada de "clock".
A entrada de "clock" serve para sincronizar o momento com que a saída "Q" troca de estado. Em muitas aplicações o valor da alteração das entradas pode ocorrer em tempos diferentes podendo acarretar que a saída assuma um estado indesejável antes das duas entradas estarem com os estados bem definidos. O "clock" serve como um filtro de forma que o flip-flop não "enxerga" as entradas enquanto o "clock" não estiver ativo.
A entrada de "clock" sente dois estados:
O estado ativo.
O estado inativo.
Durante o estado ativo a saída será atualizada conforme descrito na tabela verdade do flip-flop. Durante o estado de inativo o flip-flop irá executar a função de memorizar o último estado da saída durante o período ativo.
A entrada de "clock" é normalmente ligada a um gerador de pulsos (onda quadrada), este tipo de sinal é chamado de sinal de clock. A entrada de clock do flip flop também possui um valor ativo, como as outras entradas. Quanto mais curto for o tempo de nível ativo da entrada de clock melhor será o filtro e menos chance de estados indesejáveis ocorrerem.
O sinal de clock gerado pelo gerador de pulso deve ser o mais estreito possível, isto é tão importante que os circuitos são construídos de forma a serem ativos somente a variação do sinal de clock, isto é, a uma fração muito curta de tempo.
Um sinal de onda quadrada apresenta dois pontos de variação:
Na transição do nível baixo para o nível alto, este tipo de transição é chamada de transição na subida do sinal de "clock".
Na transição do nível alto pra o nível baixo, este tipo de transição é chamada de transição na descida do sinal de